terça-feira, 3 de agosto de 2010

Profissão: Estudante, por Jackson Goestemeier

Meu nome é Jackson Goestemeier, embora todo mundo me chame de Jake (lê-se Djêik) desde que eu tinha 16. Atualmente tenho 22 anos e, desde criança, gosto de desenhar, criar, inventar e foi por isso que há cerca de 2 anos e meio decidi cursar Design Industrial.
Naquela época eu morava em Guaramirim, uma cidade que poderia ser comparada a Stars Hollow de Gilmore Girls por seu tamanho. Porém, Stars Hollow é muito mais bonita. Eu trabalhava todo dia das 07h30 as 17h20 numa empresa de uma cidade vizinha, Jaraguá do Sul, e após o trabalho pegava um ônibus e viajava até Joinville para estudar. Minhas aulas começavam as 19h e acabavam por volta de 22h30. Após o término da aula eu enfrentava quase 2 horas de viagem até chegar em casa. Fiz um semestre em Joiville, porém a faculdade não agradava e eu terminava o dia exausto e sem tempo para fazer os milhões de trabalhos que tinha. Eu desisti, não do design, mas da universidade em Joinville.

 Laboratório

Em seguida fiz um curso pré vestibular apenas para não ficar em casa sem fazer nada e após o cursinho voltei pro design, mas agora em Blumenau (sim, a terra da Oktoberfest!), onde as aulas começavam as 18h30 e acabavam as 22h00. Eu chegava em casa as 23h10 e tinha ainda mais 2 horas para estudar e fazer trabalhos.

No teceiro semestre larguei meu emprego em Jaragua do Sul e me mudei para Blumenau para trabalhar em uma empresa de design de interiores. Trabalhei durante 4 meses e por problemas burocráticos acabei largando o trabalho. Hoje em dia me dedico inteiramente à faculdade. Vocês podem pensar que sou bom vivant, porém não sou. E mesmo não trabalhando quase enlouqueço pra conseguir entregar meus trabalhos.

 Sala de aula

Não me apaixonei pelo design apenas por que gostava de desenhar e criar, mas sim por um simples fato: criar produtos pelos quais as pessoas se afeiçoam, se apaixonam. Quem não ama um iPod, um Mac, um iPad criados por Jonathan Ive? Quem não os admira? Quem nunca babou por uma cadeira Panton, uma Le Corbusier, uma Egg Chair, um Cloud sofá? Criar sentimentos, isso é design pra mim!

MP3 criado por Jake

Atualmente estou no 5º semestre, cursando as cadeiras de Design e meio ambiente, desenvolvimento de produto 3, marketing e fotografia digital. E a que mais gosto é, com certeza, desenvolvimento de produto, onde esse semestre criei um secador de cabelos conceito (vide foto) e agora estou me preparando para participar de um concurso. Isso sem mencionar as luminárias, puffs, mp3 que criei nos semestres anteriores.

 Secador de cabelo, criação de Jake

Os professores são ótimos, porém muitos não são formados em design, mas em arquitetura e áreas afins.

A universidade que freqüento é a FURB, que fica ao lado de casa em um ótimo bairro aqui em Blumenau. Aqui é muito grande, possui muitas árvores, bancos para as pessoas descansarem sob a sombra, campos de futebol e vôlei pra o pessoal se divertir e também treinar (no caso do pessoal que faz Educação física), além de piscinas, academia, quadras poliesportivas. Enfim, a estrutura é muito boa.

 Campus FURB

Quanto ao campo de atuação, é fraco se comparado a cidades como Curitiba e São Paulo. As empresas ainda não tem a percepção de que um designer pode contribuir e muito para a mesma e, por isso os alunos enfrentam muita dificuldade para conseguir emprego.

O jeito é ‘se jogar’ nas cidades maiores após o término do curso. Mas e o medo de não dar certo? O medo é algo com o qual eu e meus colegas de classe convivemos diariamente. E falando em colegas de classe, são ótimos. O pessoal de Blumenau faz amizades com muita rapidez, além de serem muito hospitaleiros e festeiros! A cidade possui uma ótima gama de barzinhos e festas para todos os gostos, para quem gosta de Luan Santana _que não é meu caso_e para quem gosta de música eletrônica ou baladinhas alternativas, onde eu me encontro, claro!

 É festa!

por Jake Goestemeier
Fotos: acervo pessoal (Tk's!)

Nenhum comentário: